Bert Hellinger
Estudou filosofia, teologia e pedagogia. Muito novo, torna-se missionário e decide ir dar aulas para a África do Sul. Dá aulas aos zulus e ao conviver com eles durante 16 anos, apercebe-se de uma dinâmica na família muito curiosa. Começa a tomar notas da sua observação e percepção e ao regressar a casa na Alemanha, começa a estudar psicanálise e completou várias formações em Terapia Primal, Análise Transacional, Hipnoterapia Eriksoniana e programação Neurolinguística. Ao longo dos anos, finalmente cria o seu próprio método, ao qual dá o nome de Constelações Familiares. Viajou por todo o mundo, e a terapia é conhecida mundialmente sendo actualmente utilizada em diferentes áreas : em psicoterapia, consultoria organizacional e empresarial, pedagogia, medicina, justiça, aconselhamento de vida e educação e assistência/explicação da vida no sentido mais amplo. É uma formação para a vida e sobre a vida. É uma nova forma de “olhar “ a vida e “rever-se” nela . É uma postura de “concordar com o que é “ – tal como é .
Graziella Concetta Freni
Criadora do Método Freni® – Constelação e Sistema Gemelar
​
Nascida e criada na Alemanha, Graziella mora hoje numa pequena cidade da Sicília. Chegou a estudar medicina em Milão, mas acabou formando-se em Línguas e Literatura Estrangeira em Messina. Trabalhou como tradutora juramentada em tribunais e, em 1999, após um grave acidente de seu filho mais velho, conheceu as Constelações Familiares.
Em 2001 conheceu Bert Hellinger e, em 2004, Sophie Hellinger. Passou a estudar com eles a partir de 2008 e, a partir de 2009, também começou a traduzir Bert, Sophie e outros professores da Hellinger Shule durante retiros internacionais, seminários e formações. Traduziu ainda dois livros: “Aid to Life” de 2011 e “Bert Hellinger, My Life, My Works” de 2019, ambos para o italiano.
Em 2009, após estudos, compreendeu ser uma “gêmea sobrevivente” e começou a conduzir os seus primeiros seminários na Sicília centrados no tópico. Em 2012 formou-se Conselheira Profissional, especialista em Constelações Familiares com o Método Bert Hellinger®, onde apresentou a tese sobre Gêmeos Desaparecidos.
Em 2015, registrou o Método Freni® - Sistema Gemelar e, em 2016, publicou o livro “Constelações e Sistema Gemelar – Método Freni®”, ainda não traduzido para português.
A partir de 2018, começou a lecionar o método que desenvolveu através da Associação Centro de Estudos Ad Vitam Geminos e atualmente está com turmas de formação na Itália e, desde julho de 2020, também no Brasil.
​
___________​_____​_____​_____​_____​_____​_____​_____​
​
A Dra. Graziella Concetta Freni fez a observação durante suas experiências profissionais de constelação familiar e sistêmica que 97% dos clientes que procuram um constelador são gêmeos sobreviventes. O gêmeo traumatizado que sobreviveu desenvolve padrões comportamentais causados pelos acontecimentos intrauterinos. Esses padrões são diretamente proporcionais ao estado de amadurecimento corporal e psíquico do indivíduo.
​
Gravados na memória celular e corporal, esses traumas agem inconscientemente como uma matriz para todas as experiências futuras. A morte dos irmãos gêmeos no útero provoca no sobrevivente um movimento interrompido que mais tarde afeta todas as áreas da vida. A busca infinita por algo indefinível desvia a atenção do presente e interfere na qualidade de vida, prendendo todas as energias corporais.
A Constelação Familiar e Sistêmica de Bert Hellinger e os trabalhos de Bettina e Alfred Ramoda Austermann são a base do trabalho da Dra. Graziella Concetta Freni. Ela reconheceu, através de observações fenomenológicas, que um cliente pode, através da memória corporal, distinguir até 450 irmãos gêmeos e continuar ligado a eles durante toda a vida.
Trata-se das células-tronco embrionárias, que possuem um genoma único e se diferenciam dos outros embriões gêmeos. Cada célula-tronco começa um desenvolvimento próprio e pode potencialmente amadurecer para um organismo embrional, um embrião, um feto, um recém-nascido.
Também se pode ver, no exame de ultrassonografia, que no estado inicial da gravidez existem vários sacos amnióticos. Esses sacos têm grande influência na percepção de si mesmo pelo gêmeo sobrevivente e afetam consistentemente sua visão do mundo.
A Dra. Graziella observou também que o desenvolvimento do cérebro tem uma importância significativa. Durante os primeiros 41 dias desenvolve-se o tronco cerebral, onde se instalam tanto o sistema de pertencimento quanto o de hierarquia, no qual o gêmeo sobrevivente ocupa seu lugar. Essa hierarquia tem um efeito inconsciente em todos os sistemas posteriores.
Da mesma forma, cada mecanismo de sobrevivência é diretamente proporcional ao desenvolvimento do cérebro.
A Dra. Graziella descobriu que os irmãos gêmeos constroem no ventre materno um sistema próprio, um campo morfogenético autônomo que antecipa o sistema familiar.
Através do método de trabalho elaborado pela Dra. Graziella, o cliente integra conscientemente seus irmãos gêmeos, que constituem seu primeiro sistema de pertencimento. O movimento da vida é retomado exatamente onde foi interrompido. O cliente dá um passo da sobrevivência para a vida, da reação para a ação. Assim, a energia fica plenamente a serviço de sua vida, despertando novamente a alegria de viver que habita na origem de nossa criação.
Juan Carlos Arias Quintana
Ele é o Originador das Constelações Fluviais e Criador da Teoria Hidrossistêmica para a Família e Sistemas Organizacionais.
​
Nasceu em Caracas, Venezuela. Completou vários cursos de formação relacionados à área de ajuda e desenvolvimento humano.
É precisamente numa montanha no leste da Venezuela que sua vida mudou.
​
Em pleno contacto com a natureza, e na sua piscina, assim nasceram as Constelações Fluviais há mais de 10 anos, para oferecer múltiplas soluções à humanidade, mudando a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.